top of page

Impacto Negativo das Tecnologias nas Crianças


Tecnologia- “Termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através da sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados.”


Baseada nesta definição, poderíamos pensar que a tecnologia tem um impacto positivo nas nossas vidas. Mas, não usado de forma consciente, podemos nos deparar com efeitos negativos, principalmente nas crianças!


Enquanto que nós, adultos, temos capacidade de gerir o nosso uso das tecnologias de uma forma minimamente adequada, as crianças não. Por isso, é preciso que todos os adultos percebam de que forma é que as tecnologias podem influenciar as crianças que nos rodeiam e como gerir o uso das mesmas nos seus filhos.


Assim, aqui estão alguns efeitos negativos das tecnologias (que não sejam usadas de forma educacional) em crianças:


1- Prejuízo nas Capacidades Cognitivas

O uso de computadores, tablets, entre outros, influencia de forma negativa a concentração, podendo levar a um declínio no sucesso escolar.

Swing et al. (2010) fez uma pesquisa onde comparou os sujeitos que usavam menos tecnologias com os que usavam mais do que 2 horas diárias totais, conforme a recomendação da Academia Americana de Pediatria (AAP 2001, 2009). Segundo o artigo, "Os que excederam a recomendação da AAP para a quantidade de exposição diária à TV e a vídeo jogos tinham maior chance de estar acima da média em problemas de atenção." (p. 217.)


Como é que uma criança / adolescente vai tolerar ficar quieto numa sala de aula se estão viciados em agir freneticamente nos jogos eletrónicos de ação?

2- Desordem nas Capacidades Sociais

Crianças que jogam demasiado, ficam desconectadas do mundo real. A única forma de respeito que aprendem é através de quem tem pontuação mais alta no jogo, o que na vida real não tem qualquer tipo de importância. Deveriam na verdade aprender o significado de partilha, comunicação, amor e respeito através da exploração do meio que os rodeia.


3- Raiva e Medo

Crianças que não são capazes de perceber a diferença entre o real e o imaginário podem vir a experienciar medo de estar sozinhos e pesadelos. Igualmente, ao jogar conteúdos com violência, podem desenvolver essa mesma característica neles.


4- Vício nas Tecnologias

A criança torna-se triste sempre que estiver afastada das tecnologias e, sempre que um adulto impeça a utilização das mesmas, a criança vai-se sentir ainda mais infeliz.


5- Problemas Físicos

Para além das consequências gerais à população, tal como problemas de visão, dores no pescoço, entre outros; temos também o atraso no desenvolvimento motor da criança (correr, saltar, etc.) o que pode levar a um atraso do desenvolvimento de outros fatores assim como risco de obesidade (devido a falta de queima de calorias).


Linda S. Pagani e colaboradores fizeram um extenso e rigoroso estudo para verificar a influência de ver TV na primeira infância no rendimento escolar fatores psicossociais e características de vida. Segundo os autores, "Um incremento [de uma hora] de ver TV na idade de 29 meses correspondeu a 5% de aumento de probabilidade de a criança ser classificada como tendo sobrepeso na idade da 4ª série (10 anos). Exposição precoce à TV [o mesmo incremento] também correspondeu a 16% menos probabilidade de ingestão de frutas e vegetais e 9% a 10% de maior consumo de refrigerantes e snacks [salgadinhos e docinhos], respectivamente." [p. 428.]


6- Bullying e Problemas de Segurança

A criança pode ser exposta a comentários maliciosos online. Para além disso, está sujeita a que qualquer adulto possa também recolher informações sobre a sua família.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


[Tudo isto não implica que não hajam pontos positivos no uso de tecnologias! Há realmente efeitos positivos desde que seja feito um uso controlado do tempo e dos conteúdos (educacionais).]

Comentários


RECEBA AS NOVIDADES

  • Facebook ícone social
  • Instagram

Obrigado pelo envio!

© 2019 por Intervir+ . Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page