top of page

O Programa Baby Signs®

É com enorme prazer que vos apresento a Terapeuta da Fala Elisabete que respondeu a todas as vossas questões sobre este tema. Muito obrigada por ter aceite este desafio e por todo o seu profissionalismo ao longo do processo.

É um tema pelo qual tenho bastante interesse e fico muito feliz por poder partilhar com vocês. Espero que gostem e que fiquem atentos a próximas surpresas... eheh

Fale-nos um pouco de si e como chegou até ao Programa Baby Signs?


O meu nome é Elisabete Ferreira, sou Terapeuta da Fala de formação e mãe da Carminho de 21 meses. Atualmente, e desde 2020, que sou também Instrutora Certificada Independente do Programa Baby Signs®.

Formei-me na Escola Superior de Saúde de Alcoitão e desde então não parei de estudar. Avancei para um Mestrado em Linguagem aqui em Portugal e mais tarde viajei até ao Brasil (Rio de Janeiro) onde vivi 1 ano e meio. Por lá, estudei e atuei na área de Motricidade Orofacial e foi uma experiência de vida única. Quando voltei para Portugal dei aulas nessa área e trabalhei muitos anos em Lisboa, num Centro de Desenvolvimento Infantil, mas acabei por voltar à minha cidade Natal que tanto adoro, Braga.

Quando estava grávida tive conhecimento do Programa Baby Signs® e comecei a pesquisar mais sobre o assunto. Como trabalho em contexto clínico e num Colégio achei que ser instrutora do Programa me daria ferramentas mais completas para levar o programa até às salas da creche, além de poder dar formação, outra das minhas paixões. No Verão de 2020 avancei com este projeto e tornei-me Instrutora Certificada Independente Baby Signs®. Apliquei o Programa com a minha filha, na altura com 14 meses, e pude testemunhar que este é tudo o que promete ser. Costumo dizer que tenho o meu estudo de caso em casa.


Em que consiste o Programa?


O programa assenta numa missão: permitir que os bebés possuam uma ferramenta para comunicar mesmo antes de falarem. Essa ferramenta será usarem os gestos para "falarem" o que precisam. Durante o desenvolvimento dos bebés, falar é um processo que exige maturação de uma série de sistemas e existem competências que os bebés possuem antes mesmo de falarem. O gesto é uma dessas competências e podemos ajudar os bebés a usá-la como ferramenta para comunicarem o que querem. Nos Workshops para pais é explicado em pormenor o programa e os estudos que foram feitos nesta área. Assim como, são ensinados gestos e todas as dicas de como ensinar e quando começar.

Existem também Workshops para Profissionais em que se exploram os benefícios da sua utilização tanto em contexto terapêutico, como em contexto de salas de creche, por exemplo.


Qual a importância do bebé imitar?


A observação, compreensão e posterior imitação de uma tarefa são competências que desejamos que todas as crianças possuam e explorem. É através da imitação, experimentação e repetição que as crianças aprendem. Assim sendo, IMITAR é algo desejável e que vai permitir à criança aprender. No que ao gesto e à fala diz respeito, as crianças primeiro tem a capacidade de imitar movimentos motores mais grosseiros, depois movimentos motores mais finos e é aí que entra o gesto. O gesto é um movimento motor da mão que os bebés apresentam desde cedo e que vão aprimorando ao longo do seu desenvolvimento com base na imitação e experimentação. A imitação motora do gesto vem antes da imitação da fala, por isso, incentivar a imitação do gesto é "preparar" o cérebro daquele bebé/criança para que mais tarde imite a fala. A fala requer a imitação de movimentos oromotores ainda mais finos que o gesto.


Com que idade se deve iniciar? Até que idade é um recurso vantajoso?


Pode ser utilizado com qualquer idade. Há bebés que fazem o primeiro gesto aos 6 meses, mas os pais já usam desde os 3. Outros bebés começam a fazer mais tarde (9 meses, 12, 14, 18 meses) e está tudo bem também. Explorar estas questões de forma individual, tendo em conta a idade do bebé e alguns sinais de prontidão, é o que fazemos nos nossos Workshops. Há vantagens e desvantagens em iniciar mais cedo ou mais tarde. No entanto, nunca é tarde para utilizar o Programa caso haja alguma necessidade em aumentar a comunicação daquela criança. Como Terapeuta da Fala, utilizo tanto em crianças mais pequeninas (menos de 2 anos), como em crianças mais crescidas sempre que haja dificuldades em comunicar e sempre que se entenda que o programa pode beneficiar aquela criança e família. Tendo em conta que o programa é uma ferramenta para aumentar a comunicação, até que a criança fale de forma percetível e deixe de usar o gesto, este é útil e faz sentido.


É um programa associado a crianças surdas? Os gestos são os mesmos que na Língua Gestual?


Este não é um programa pensado em crianças surdas. Este programa foi pensado, estudado e testado em crianças ouvintes. O programa explora gestos semânticos e não é como uma língua gestual, pois não tem sintaxe, não obedece às regras de uma língua. Os gestos ensinados são gestos de conceitos (gestos semânticos) que vão permitir à criança dizer o que pretende nomeando o que quer com o gesto. Quando as crianças começam a juntar conceitos para formar frases, muitas das vezes utilizam todas as ferramentas que têm: gestos, sons e até palavras que já dizem. O que observamos diariamente, é que as crianças que utilizam o programa são muito "desenrascadas" em termos comunicativos, e iniciam as frases mais cedo.


Esses gestos nascem com o bebé? Ou são eles que aprendem por imitação?


Os gestos não nascem com os bebés, mas os bebés nascem com a capacidade de imitar e aprender gestos. A imitação de gestos, essa sim, é inata aos bebés. Todos desenvolvemos a capacidade de observar e de imitar. Assim, os bebés aprendem a gesticular os gestos que vêem. Dou-vos exemplos simples de gestos que costumam ser dos primeiros gestos que os bebés fazem de forma natural: dizer adeus, mandar beijinhos, bater palminhas, afastar as mãos para dizer "não sei". Parece que nascem a saber fazer esses gestos, mas de facto são gestos muito utilizados por nós adultos e muitas das vezes incentivamos a sua reprodução. Para além destes gestos, os bebés observam as rotinas e aprendem com tudo que vivenciam e nós adultos associamos gestos a várias coisas do nosso dia a dia. Sopramos a comida quando está quente e fazemos uma cara triste quando eles se magoam, por exemplo.

O programa tem na sua base gestos como estes exemplificados, baseados em vivências e de fácil associação.


Ensinar o Programa Baby Signs® não pode afetar o desenvolvimento da linguagem?


O programa Baby Signs® pode sim afetar o desenvolvimento da linguagem e da fala, mas de forma POSITIVA! O gesto é SEMPRE executado com a PALAVRA falada por parte do adulto que apresenta o gesto à criança, assim estamos sempre a estimular a fala. Para além disso, quando a criança começa a fazer o gesto está a treinar a fala através do movimento motor do gesto, pois o gesto é um preditor motor da própria fala.

Fazer gestos não atrasa a fala, pelo contrário. Existem inúmeros estudos nesse sentido, que provam a importância do gesto no desenvolvimento da comunicação, linguagem e fala.


Pode mostrar alguns exemplos de sinais?


Claro! Aqui ficam 2 gestos muito "famosos" entre as bebés e muito úteis:

Em média quantos gestos os bebés aprendem?


Aqueles que ele sentir necessidade. Os pais, cuidadores, terapeutas vão ensinando gestos à medida que a criança vai precisando até que a fala seja o veículo comunicativo preferencial.

Há crianças que utilizam os gestos durante muito tempo e mesmo quando já falam bem mantêm o uso do gesto. Outras, que rapidamente deixam de usar gestos quando falam e apenas recorrem a ele quando não são compreendidas (porque não articularam bem a palavra, por exemplo). O programa é composto por 150 gestos, por isso, bebés e interlocutores tem muito por onde explorar.


É uma área a explorar apenas por Terapeutas da Fala ou é útil em todas as áreas que trabalhem com bebés?


É um programa útil a todos aqueles que queiram aplicá-lo quer a nível profissional, quer a nível pessoal.

Existem 2 tipos de Workshops: Workshop Programa Baby Signs® para Pais e Workshop Programa Baby Signs® para Profissionais que trabalhem com a primeira infância.

Inicialmente os workshops foram pensados para formar educadores de infância para que usassem o programa em contexto de sala e para que bebés e educadores tivessem uma ferramenta para comunicarem entre si. No entanto, como tudo que à comunicação diz respeito, os Terapeutas da Fala foram profissionais que se interessaram muito por este programa: pela sua simplicidade, aplicabilidade e praticidade. Assim sendo, começou a ser utilizado com sucesso em crianças com dificuldades de comunicação. Nesse sentido, profissionais que trabalhem com crianças com dificuldades comunicativas, este programa, após decisão em equipa, poderá ser utilizado por todos os terapeutas que lidam com a criança e a sua família.


É um programa reconhecido? O que dizem os estudos nessa área?


É um programa reconhecido e com décadas de estudos e evidência científica. As autoras, Dra. Linda Acredolo e Susan Goodwin, sabiam e conheciam diversos estudos que provavam os benefícios do uso do gesto como meio de comunicação e interação.

No entanto, quiseram, mesmo assim, estudar os gestos do programa Baby Signs® e perceber quais os benefícios para as crianças que o usavam.

Os resultados dos estudos foram surpreendentes. Além do que se reflete a nível linguístico, pois estimula a linguagem e fala, encontraram também benefícios na regulação emocional, interação e vínculo emocional com os cuidadores.


Onde procurar formação?


Todos os meses, lanço na minha página do Instagram (@maisquefalar), assim como na página do Facebook, Workshops Para Pais e para Profissionais. Podem entrar em contacto diretamente comigo para saberem as próximas datas. Também podem procurar no próprio site do Baby Signs® Portugal, onde tanto eu como outras colegas instrutoras publicitamos os nossos workshops.

Elisabete Ferreira


Mãe da Carminho

Terapeuta da Fala

ICI Baby Signs®


915355230

Comentários


RECEBA AS NOVIDADES

  • Facebook ícone social
  • Instagram

Obrigado pelo envio!

© 2019 por Intervir+ . Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page