Lesões Musculoesqueléticas derivadas da Postura
- Intervir +

- 21 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Durante um dia normal de trabalho já estamos sujeitos a lesões musculoesqueléticas só pelo facto de adotarmos uma postura incorreta. Por isso, tendo em conta as condições desta fase de quarentena, o nosso cuidado deve ser dobrado. Mais tempo em casa é sinónimo de mais sedentarismo e consequentemente pior postura.
Assim, achei que era o momento ideal para partilhar com vocês um resumo da tese de uma colega Terapeuta Ocupacional (Suzy Preda): “Programa de Educação Terapêutica para Administrativos com Lesão Musculoesquelética Relacionada com Trabalho- Influência na Qualidade de Vida”.
De uma forma geral, as lesões musculoesqueléticas atingem os músculos, as articulações, os tendões, os ligamentos, os nervos e os ossos. São resultantes da exposição constante a esforços mais ou menos intensos ao longo de um período de tempo prolongado.
Geralmente estas lesões localizam-se em locais como os membros superiores, coluna vertebral, joelhos e tornozelos.
Abaixo podem observar algumas imagens de posturas que adotamos involuntariamente durante longos períodos de tempo que levam a estas lesões.

Podem também conferir na imagem abaixo como adotar uma postura correta em frente do computador:

Um fator que está diretamente relacionado ao desencadeamento de sintomas musculoesqueléticos é o sedentarismo, provocando sintomas como: dor, Sensação de perda de força, sensação de dormência ou formigueiro, fadiga ou desconforto, sensação de peso.
Desta forma, é imprescindível a realização de atividade física, visto que esta se configura como um dos principais fatores de proteção contra o aparecimento de dor e desconforto corporal.
Os exercícios recomendados consistem em alongamentos, exercícios de fortalecimento muscular e de relaxamento (respiração abdominal).
A importância de cada um dos exercícios:
- Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Os benefícios do alongamento incluem o aumento da circulação sanguínea a nível da estrutura muscular, a melhoria da mobilidade e flexibilidade, melhoria da postura, diminuição da tensão muscular e redução do esforço na execução de tarefas diárias.
- Os exercícios de fortalecimento muscular são uma forma de melhorar e preservar a saúde muscular, permitindo movimentos mais seguros e auto-suficientes. A prática de fortalecer os músculos é extremamente importante não só para a saúde dos músculos, mas também dos ossos e articulações, pois estes tornam-se mais resistentes a supostas tensões que possam causar eventualmente algum tipo de lesão.
- A respiração, usada como técnica de relaxamento, tem como efeito no organismo a estabilização do sistema nervoso autónomo, o aumento da variabilidade da frequência cardíaca, a diminuição da pressão arterial, o aumento da função pulmonar, da função imune, do fluxo de sanguíneo e linfático, melhoria da digestão e da qualidade do sono e aumento do bem-estar e da qualidade de vida.
Gostarias de ter acesso aos documentos de exercícios com estas três componentes?
Temos 4 PDF’s para vocês:
-Exercícios para fazer em casa e no trabalho;
- Exercícios de fortalecimento e respiração.
Subscreve abaixo para te enviarmos os documentos!
Como é que tem estado a vossa postura nestas últimas semanas?!
Espero que tenham gostado!
Beijinhos,
Intervir +






Comentários